Os fumantes que me desculpem, mas saúde é fundamental. Plagiei a frase do poetinha Vinícius de Moraes para lembrar que entrou em vigor a Lei Antifumo em São Paulo. Não fumo e vivo em campanha permanente para que pessoas queridas - como meu pai, minha irmãzinha Ariane e a Soraya (irmã de coração) - parem com esse vício que só faz mal.
Não sou daquelas criaturas que pegam no pé o tempo todo, porém lembro, sempre que possível, a essas pessoas amadas os problemas que o cigarro causa e como elas ficariam melhores sem ele.
Até agora não tive sucesso, mas não desisto. Vivo falando para a Ariane que de nada adianta comprar perfumes caros se ela cheira a cigarro o tempo todo. Lembro ao meu pai que sua saúde é frágil e o vício só piora a situação. Papai Francisco tem um ritual diário: acende o primeiro "pito" rigorosamente entre 6h e 6h30 da manhã. No caso da Soraya, apelo para diferentes argumentos.
Há muita discussão sobre a lei do governo de José Serra, que já fora ministro da Saúde, e uma guerra de liminares impetradas pelos setores econômicos que se sentem prejudicados. Será que as milhares de mortes provocadas por doenças decorrentes do fumo não são suficientes para uma mudança de comportamento do fumante? Pense nisso. Mais informações sobre a lei (http://www.leiantifumo.sp.gov.br/).
Sou do mesmo time. O que insiste com amigos. Mas tão difícil retomar o assunto repetidamente sem ser chata... Beijo pra vc.
ResponderExcluir